Protocolo NPO® – Otimização Neuro Postural®

A Otimização Neuro Postural é um protocolo de neuro modulação da tecnologia REAC® e é considerado o primeiro passo para “desbloquear” o sistema nervoso dos condicionamentos induzidos pelo estresse, é o protocolo inaugural na vida terapêutica do paciente.

O NPO® é um procedimento médico, normalmente realizado após a primeira consulta de avaliação, sua aplicação é indolor, não invasivo, dura poucos segundos, não possui efeitos colaterais e seus resultados tendem a ser estáveis ao longo do tempo. Em função dessa estabilidade dos efeitos, muito raramente é necessário repetir o tratamento.

Em muitos casos, somente a NPO® pode determinar importante recuperação funcional e redução de sintomatologias.

Para o paciente, consiste no posicionamento por alguns poucos segundos de uma sonda puntiforme do equipamento REAC, sobre uma zona específica do pavilhão auricular.

Esse protocolo tem 2 objetivos específicos:

  1. Diagnóstico: Detectar a presença da “Dismetria Funcional” que evidencia que o organismo tenha sido modificado pelo estresse;
  2. Terapêutico: Desaparecimento da dismetria funcional dos memnros inferiores. Quando determinando o desaparecimento da “Dismetria Funcional” de modo estável é indicativo da ativação do protocolo de “Otimização Neuro Psico Físico Relacional”.

Benefícios mais evidentes da Otimização Neuro Postural:

  • Recuperação funcional e realinhamento postural com desaparecimento imediato da dismetria funcional dos membros inferiores;melhoria;
  • Imediata redução de algumas sintomatologias álgicas;
  • Imediata recuperação das melhores estratégias motoras em um indivíduo saudável;
  • Imediata recuperação das melhores estratégias motoras no paciente patológico, como por exemplo na espaticidade de várias naturezas;
  • Desbloqueio das articulações sacroilíacas e realinhamento da cintura escapular e pélvica;
  • Eficiência de recuperação em ações neuromotoras e física;
  • Melhora da atitude postural, da agilidade, mobilidade e coordenação motora;
  • Promove simetrial dos membros inferiores e superiores e consequente bem-estar geral e melhora da qualidade de vida.

 

Efeitos:

A NPO® pode causar alguns efeitos imediatos, como o alívio da dor ou melhorar a função articular (por exemplo, em certas patologias ortopédicas e na disfunção da Articulação Temporomandibular), a recuperação em lesões neurológicas e doenças neurológicas. Contudo em outras vezes, não há efeitos imediatos sobre os sintomas, em decorrência da gravidade de cada doença e cada caso em si que deverão ser avaliados pelo médico.

Os efeitos da NPO® são estáveis ao longo do tempo e independentes dentro do fatores limitantes de estresse, tanto físico como psíquico. Isto permite supor também a ação de aumento da “tolerância limiar biológica ao estresse “, é um ato terapêutico, que depois de realizado se verifica uma imediata reprogramação de estratégias senso motoras centrais, capazes de modificar de forma estável ao longo do tempo um equilíbrio postural, a fim de readquirir um padrão postural tão próximo quanto possível do original.

Protocolo NPPO®– Otimização Neuro Psico Física®

A NPPO® é a principal terapia para otimizar progressivamente a resposta de todo o organismo contra o estresse ambiental, que constantemente e inconscientemente tende a alterar-se causando sintomas e disfunções. O mesmo promove otimização para pessoas saudáveis ou pessoas com patologias como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, distúrbios comportamentais, psíquicos e sintomas de dor.

É um protocolo especial de neuro estimulação que é implementado com a tecnologia REAC® e pode apontar melhoria progressiva do estado de saúde geral e em particular do estado de saúde psico emotivo comportamental, redução ou desaparecimento de alguns sintomas e uma melhoria gradual dos quadros patológicos, com consequente redução do uso de alguns fármacos.

Sua aplicação é indolor, rápida, livre de efeitos colaterais e realizada sobre o pavilhão auricular com caneta sonda. É dividida em ciclo de 18 sessões.

A frequência das sessões é variável e será definida de acordo com as necessidades do paciente, mas em princípio é preferível praticar o tratamento 3 vezes por semana. Os intervalos entre uma sessão e outra são: de no mínimo 1 hora, e no máximo de 15 dias de intervalo sem perda de efeito do ciclo.

Podem ser feitas mais terapias no mesmo dia se apropriadamente espaçadas de pelo menos 1 hora de intervalo como citado acima. Sendo que o máximo de terapias por dia é de 4 sessões. Portanto o tempo mínimo para um ciclo de 18 sessões, é de 4 dias e meio. Isto não vai provocar uma maior velocidade de resposta terapêutica, tal como é aplicado em comparação com o ciclo de rotina. Normalmente é indicado entre cada ciclo deixar uma pausa dois a três meses.

Em suma, o objetivo principal da NPPO® é evidenciar para o corpo e principalmente para o Sistema Nervoso, as mudanças adaptativas funcionais que são produzidas ao longo dos anos em vários sistemas (cardiovascular, imunitário, etc).

Protocolo NPPO CB® – Otimização Neuro Psico Física Cérvico Braquial®

O Protocolo NPPO CB®, igualmente como o Protocolo NPPO®, foi projetado e desenvolvido para otimizar as respostas individuais dos pacientes aos estressores ambientais que se manifesta com distúrbios e patologias.

Ambos os protocolos tem as mesmas indicações (distúrbios do comportamento, distúrbios do humor, distúrbios do movimento e dores psicogênicas) porém possuem diferenças técnicas e científicas que os distinguem.

O Protocolo NPPO CB® é voltado para melhora estratégica do organismo e comportamento, é um tratamento que interage a partir de estruturas primitivas e intermediárias do cérebro que controlam as emoções (sistema límbico) especialmente na amígdala (estrutura cerebral fundamental para a autopreservação, por ser o centro identificador do perigo e da ansiedade).

Por agir nas emoções e comportamento, é um tratamento indicado quando os pacientes apresentam fobias que causam impacto negativo em suas vidas, como por exemplo medo/fobia de viajar de avião, medo/fobia de lugares fechados, medo/fobia de falar em público, medo/fobia do fracasso, de perdas pessoais ou econômicas, enfim, medos e fobias de toda ordem a serem enfrentados em situações normais da vida cotidiana e por isso impactam na vida dos pacientes. Ainda há de se falar em indicação para traumas causados desde a forma inadequada como a pessoa foi educada pelos pais, por situações traumatizantes e negativas sofridas na infância ou idade adulta, como bullying, rejeição ou ridicularização, ou ainda problemas de ordem de estresse acentuado vivenciado por situações difíceis e inesperadas.

É um tratamento projetado para lidar e agir nas reações ao estresse que por si só, essas reações causam aumento da tensão muscular que é detectável na região cervicobraquial, local em que é aplicado o tratamento NPPO CB®.

A região cervicobraquial é especialmente favorável em proporcional uma melhor interação máquina/organismo, propiciando a otimização do Sistema Nervoso Central e melhora nos casos citados acima.

A terapia é aplicada usando de uma sonda laminar patenteada com o nome técnico de ACP (Asymmetric Conveyer Probe), essa sonda é composta por um tecido coberto com nanotecnologia de prata de alta condutibilidade que, quando conectado via cabos específicos ao equipamento BENE modelo 110, atua como eletrodo acessório e permite atuar diversos tratamentos com a Tecnologia REAC.

A sonda ACP é instalada em contato com a pele do paciente, e a duração do tratamento, bem como a região onde é aplicada, depende do protocolo utilizado, sendo que cada sonda ACP tem seu uso limitado ao número máximo de sessões definido de cada protocolo.

 

A indicação e escolha entre os protocolos NPPO e NPPO CB além de uma apurada observação semiótica, deve considerar que a orientação ao uso do Protocolo NPPO CB®  é voltada à busca de resultados sistêmicos para a melhoria do aspecto geral e estratégico do organismo e do comportamento, enquanto que a indicação do Protocolo NPPO CB®  tratando estes mesmos aspectos, possui orientação para pacientes com distúrbios de maior evidência de expressões fóbicas.

Protocolo TO-B® – Otimização Tecidual de Base®

A Otimização Tecidual Base® constitui o tratamento de base para tratar um amplo número de quadros, seja do tipo inflamatório como também pós-traumático. É administrada através de um especial eletrodo laminar de alumínio, aplicável em áreas do corpo em que é evidenciado um distúrbio, uma doença, uma dor localizada. É indolor, não invasivo e livre de efeitos colaterais.

Os tratamentos são efetuados cobrindo a área a ser tratada, com uma especial e patenteada sonda de alumínio laminar ligada ao equipamento REAC®.

É normalmente administrado em ciclos terapêuticos de pelo menos 12 sessões. O número de ciclos de tratamento varia de acordo com o quadro clínico e é preferível que seja dividida em 18 sessões de 8 minutos cada.

Muitos estudos têm mostrado que certos tecidos (especialmente tecidos conjuntivos), ao lado de uma Síndrome Geral de Adaptação administrada pelo sistema nervoso, são submetidos a uma Síndrome Local de Adaptação (SLA), que constitui frequentemente um componente sintomático de muitas doenças. Os benefícios do Protocolo A Otimização Tecidual Base® vão nesse sentido já que é uma terapia para tratar os resultados de traumatismos e situações inflamatórias, agudas e crônicas.

Protocolo NMO® – Otimização Neuro Muscular®

A Otimização Neuro Muscular® é um tratamento de reabilitação sobre funções neuromusculares prejudicadas ou perturbadas. É uma técnica reabilitativa – terapêutica que tem o objetivo de restabelecer o controle de gestão da parte do SNC de grupos musculares cujo funcionamento foram alterados pela ação de agentes estressores gerais ou locais.

A terapia é aplicada com eletrodos laminares de alumínio colocados em grupos musculares a fim de destacar as diferenças entre os grupos musculares agonistas e antagonistas. O número de sessões varia de acordo com o local a ser tratado. Estão previstas duas fases: os eletrodos laminares são colocados sobre os músculos antagonistas em primeiro lugar sobre os músculos extensores de um membro e flexores do contralateral, numa segunda etapa a aplicação dos eletrodos deve ser invertida. É totalmente indolor, não invasiva, e sem efeitos colaterais.

As principais indicações são os distúrbios posturais com consequentes alterações da coluna vertebral (escoliose) ou pélvis, alteração da caminhada por à falta de coordenação entre os músculos agonistas e antagonistas, as hipertrofias musculares, os resultados da paresia, etc.

BLOG

O REAC® (Radio Electric Asymmetric Conveyer) é uma tecnologia biomédica avançada e internacionalmente patenteada* que tem como objetivo central reorganizar o sistema nervoso. Essa tecnologia

Os tratamentos com a tecnologia REAC® são indicados para recuperação de capacidades de auto-regulação e otimização de mecanismos do organismo por meio da bio e

A Epigenética estuda as modificações produzidas no organismo através dos inumeráveis fatores do ambiente, como por exemplo: o nosso estilo de vida, a alimentação, as

É uma terapia indolor; Não invasiva (não utiliza nem agulhas ou seringas); Não há utilização de drogas ou substâncias de quaisquer tipos; Não requer a