Tratamentos com a tecnologia REAC®

Protocolo NPO®

Otimização Neuro Postural®

O primeiro tratamento normalmente indicado aos pacientes é chamado de Otimização Neuro Postural (NPO).

Ao longo da vida, causas externas, tanto físicas (gravidade, traumas), quanto psíquicas/emocionais (estresse, ambiente), fazem com que a postura correta do indivíduo seja modificada, criando-se memórias disfuncionais. Esses erros posturais, ao longo do tempo, irão sobrecarregar estruturas articulares, musculares, viscerais e circulatórias.

A Otimização Neuro Postural® (NPO) é um tratamento de neuromodulação capaz de restaurar as memórias posturais corretas nos mecanismos de controle de postura. Através desse protocolo de tratamento, ocorre um rebalanceamento dos sistemas tensionais, trazendo ao paciente uma postura mais funcional.

É possível observar, tanto clinicamente, quanto por estudos de imagem cerebral, uma reorganização funcional estável em áreas motoras e áreas neuropsico relacionais após a realização da NPO.

Além disso, o efeito e a eficácia estável são clinicamente evidentes através do desaparecimento da “dismetria funcional”. Esse fenômeno, descrito como "dismetria funcional", é um indicador para medir o nível de estresse ambiental sofrido pelo individuo. Se trata da assimetria de membros musculares simétricos e reflete a consequência do processo de adaptação do organismo aos estímulos estressores sofridos ao longo da vida.

A NPO® serve, portanto, para determinar o início dos processos de otimização das funções neuromotoras e neuropsíquicas, modulando ativações encefálicas.

A aplicação do tratamento consiste no posicionamento, por alguns milissegundos, de um manípulo do equipamento BENE® sobre um ponto específico do pavilhão auricular. Trata-se de um procedimento preciso, feito uma única vez na vida do paciente.

Principais benefícios - NPO®️

Protocolo NPPO®

Otimização Neuro Psico Física®

A Otimização Neuro Psico Física® é um tratamento de neuromodulação projetado para otimizar e recuperar as corretas respostas de estratégia e de comportamento do organismo a nível físico, afetivo e comportamental.

O tratamento de neuromodulação REAC NPPO atua principalmente no componente cortical cognitivo, a fim de otimizar as respostas modulatórias corticais nas demais estruturas do sistema nervoso. Portanto, é voltado para a busca de resultados sistêmicos e melhora do aspecto geral e estratégico do organismo e do comportamento.

A ação desse tratamento de neuromodulação também tem impacto nos principais sistemas de controle, como o sistema nervoso vegetativo, hormonal, imunológico e nos sistemas de expressão, como o sistema motor.

A aplicação do tratamento consiste no posicionamento (toque) de um manípulo do equipamento BENE® sobre sete pontos específicos do pavilhão auricular, em uma sequência precisa. A NPPO® é um tratamento repetível, administrado em ciclos terapêuticos compostos de 18 sessões, sendo que cada sessão tem a duração de poucos segundos. A quantidade de ciclos terapêuticos e o intervalo entre eles variam a depender do estado de saúde ou doença do paciente em tratamento. De modo geral, a recomendação é de dois ciclos ao ano.

Protocolo NPPO-CB®

Otimização Neuro Psico Física - Cervicobraquial®

A Otimização Neuro Psico Física - Cervicobraquial® é um tratamento de neuromodulação que, assim como a NPPO, visa a melhorar habilidades adaptativas neurológicas, psíquicas e físicas, otimizando as respostas individuais dos pacientes aos estressores ambientais que se manifestam através de distúrbios e patologias.

No entanto, este tratamento é direcionado para os casos em que há uma maior ativação do componente límbico (afetividade, emoção, medo, agressão), em comparação ao componente cognitivo. A NPPO-CB, portanto, encontra aplicação específica na modulação de transtornos emocionais e comportamentais, decorrentes da prevalência das respostas das estruturas subcorticais (amígdala cerebral e tronco encefálico) sobre as corticais.

Esse tratamento foi projetado, portanto, para lidar com a reação de alarme/estresse da via breve, que vai diretamente à amígdala cerebral, caminho que envia mensagens mais instantâneas ao hipotálamo e ao tronco cerebral. Essa reação de alarme/estresse também resulta em um aumento da tensão muscular, detectável na região cervicobraquial, local em que, por conta disso, é aplicado o tratamento NPPO-CB. A região cervicobraquial é especialmente favorável em proporcionar maior interação máquina/organismo, otimizando a informação evidenciada ao Sistema Nervoso Central.

Em aspectos práticos, o tratamento NPPO-CB pode ser administrado como uma alternativa ao tratamento NPPO, quando o componente límbico prevalece sobre o cognitivo, ou em combinação com o tratamento NPPO, quando se busca otimizar o equilíbrio entre habilidades cognitivas e habilidades instintivas.

A aplicação do tratamento consiste no posicionamento, por alguns minutos, de uma sonda laminar chamada ACP® (Asymmetric Conveyer Probe), fixada especificamente sobre a região cervicobranquial do paciente. É um tratamento repetível, administrado em ciclos terapêuticos compostos de 18 sessões.

Principais benefícios - NPPO®️ e NPPO-CB®️: