TRATAMENTOS REAC®

Tratamento NPO® – Otimização Neuro Postural®

A Otimização Neuro Postural é um tratamento de neuromodulação da tecnologia REAC®️ e é considerado o primeiro passo para “desbloquear” o sistema nervoso dos condicionamentos induzidos pelo estresse.

Este é o tratamento inaugural na vida terapêutica com os protocolos da Tecnologia REAC®️ e é indicado para todos os pacientes.

O NPO®️ é um procedimento médico, normalmente realizado após a primeira consulta de avaliação, sua aplicação é indolor, não invasiva, dura poucos segundos, não possui efeitos colaterais e seus resultados são estáveis ao longo do tempo.

Em razão da estabilidade dos efeitos, este tratamento é de aplicação única na vida terapêutica dos pacientes.

Em muitos casos, somente a aplicação do tratamento NPO®️ determinará importante recuperação funcional e redução de sintomas.

A aplicação do tratamento se dá através do posicionamento de uma sonda puntiforme do equipamento REAC sobre uma zona específica do pavilhão auricular por alguns segundos.

Esse Tratamento tem dois objetivos específicos:

Diagnóstico: Detectar a presença da “dismetria funcional” que é um sinal semiótico e físico o qual evidencia que o organismo foi modificado pelo estresse;

Terapêutico: Pelo desaparecimento da dismetria funcional dos membros inferiores. Com a aplicação deste tratamento, ocorre o desaparecimento da dismetria funcional, de modo estável. A partir disso, temos um indicativo da ativação do início do processo de “otimização neuro psico físico relacional”.

Benefícios mais evidentes do Tratamento NPO – Otimização Neuro Postural:

  • Recuperação funcional e realinhamento postural com desaparecimento imediato da dismetria funcional dos membros inferiores;
  • Imediata redução de algumas sintomatologias álgicas;
  • Imediata recuperação das melhores estratégias motoras em um indivíduo saudável;
  • Imediata recuperação das melhores estratégias motoras no paciente patológico, como por exemplo na espasticidade de várias naturezas;
  • Desbloqueio das articulações sacroilíacas e realinhamento da cintura escapular e pélvica;
  • Eficiência de recuperação em ações neuromotoras e físicas;
  • Melhora da atitude postural, agilidade, mobilidade e coordenação motora;
  • Promoção da simetria dos membros inferiores e superiores e consequente bem-estar geral e melhora da qualidade de vida.

Efeitos do Tratamento NPO – Otimização Neuro Postural:

O tratamento NPO®️ pode causar alguns efeitos imediatos, como o alívio da dor ou melhora da função articular (por exemplo, em certas patologias ortopédicas e na disfunção da articulação temporomandibular), bem como a recuperação de lesões neurológicas e doenças neurológicas.

Contudo, em certos casos, não há efeitos imediatos sobre os sintomas, em razão da gravidade de cada doença e da especificidade do caso, o qual deverá ser avaliado pelo médico.

Os efeitos da NPO®️ são estáveis ao longo do tempo e independentes dentro dos fatores limitantes de estresse, tanto físico como psíquico. Isto permite supor também a ação de aumento da “tolerância limiar biológica ao estresse”.

É um ato terapêutico que, depois de realizado, gera uma imediata reprogramação de estratégias senso motoras centrais, sendo capaz de modificar, de forma estável, ao longo do tempo, um equilíbrio postural, visando readquirir o padrão postural mais próximo possível do original.

Após a aplicação do tratamento NPO, podem ser iniciados os tratamentos de Otimização Neuro Psico Física – NPPO.

Tratamento NPPO®– Otimização Neuro Psico Física®

A NPPO®️ é um tratamento especial de neuro estimulação implementado com a tecnologia REAC®️.

O Tratamento NPPO é a principal terapia desenvolvida com a Tecnologia REAC para otimizar e recuperar as corretas respostas de estratégia do organismo e de comportamento a nível físico, emotivo e comportamental.

Atua e auxilia progressivamente na resposta de todo o organismo contra o estresse ambiental que, constantemente e inconscientemente, tende a causar sintomas e disfunções.

O objetivo principal da NPPO®️ é evidenciar para o corpo e, principalmente, para o sistema nervoso, as mudanças adaptativas disfuncionais que são produzidas ao longo dos anos em vários sistemas (cardiovascular, endocrino, imunitário, autônomo, etc).

Este tratamento visa a melhora progressiva do estado de saúde geral, produzindo a redução ou desaparecimento de alguns sintomas e a melhora gradual de quadros patológicos, com a consequente redução do uso de alguns fármacos.

É indicado para promover a otimização da saúde de pessoas saudáveis e de pessoas com patologias, como por exemplo: depressão, ansiedade, distúrbios comportamentais, psíquicos e sintomas de dor.

Sua aplicação é indolor, rápida, livre de efeitos colaterais e realizada sobre o pavilhão auricular através de uma caneta sonda. Este tratamento é composto de ciclos de 18 sessões (aplicações).

Os intervalos entre uma sessão e outra devem ser de, no mínimo, 1 hora e, no máximo, 15 dias, para que não haja a perda dos efeitos do ciclo. Também deve se respeitar o limite máximo de 4 aplicações por dia, sempre respeitando o intervalo de, no mínimo, 1 hora entre cada aplicação. 

Assim, o tempo mínimo para um ciclo de 18 sessões é de 4 dias e meio. Porém, é importante lembrar que o tratamento pode se dar em mais dias, visto que a frequência das sessões é variável e será definida de acordo com as necessidades do paciente. Acelerar o tratamento para realizar no tempo mínimo permitido não vai provocar uma maior velocidade de resposta terapêutica.

A quantidade de ciclos de NPPO necessários para atingir determinados objetivos terapêuticos será de orientação e prescrição médica, sempre respeitando um intervalo de 4 a 6 meses entre cada ciclo. 

Tratamento NPPO CB® – Otimização Neuro Psico Física Cérvico Braquial®

O Protocolo NPPO CB®️, igualmente ao Protocolo NPPO®️, foi projetado e desenvolvido para otimizar as respostas individuais dos pacientes aos estressores ambientais que se manifestam com distúrbios e patologias.

Ambos os protocolos NPPO e NPPO CB possuem as mesmas indicações clínicas (distúrbios do comportamento, distúrbios do humor, distúrbios do movimento e dores psicogênicas), porém possuem diferenças técnicas e científicas que os distinguem.

O Protocolo NPPO CB®️ é um tratamento que interage a partir de estruturas primitivas e intermediárias do cérebro que controlam as emoções (sistema límbico), especialmente na amígdala (estrutura cerebral fundamental para a autopreservação, por ser o centro identificador do perigo e da ansiedade).

Por agir nas emoções e no comportamento, é um tratamento indicado para pacientes que apresentam algum tipo de fobia que cause impacto negativo em suas vidas, como por exemplo medo/fobia de viajar de avião, medo/fobia de lugares fechados, medo/fobia de falar em público, medo/fobia do fracasso, medo/fobia de perdas pessoais ou econômicas, dentre outros. Ainda há a indicação para pacientes com traumas causados, tanto pela forma inadequada que a pessoa foi educada pelos pais, quanto por situações traumatizantes e negativas sofridas na infância ou idade adulta, como bullying, rejeição e ridicularização, ou ainda problemas de ordem de estresse acentuado vivenciado por situações difíceis e inesperadas.

É um tratamento projetado para auxiliar o organismo a lidar com as reações ao estresse, as quais, por si só, causam um aumento da tensão muscular que é detectável na região cervicobraquial, local em que é aplicado o tratamento NPPO CB®️.

A aplicação na região cervicobraquial é especialmente favorável por proporcionar uma melhor interação equipamento/organismo, propiciando a otimização do sistema nervoso central.

A terapia é aplicada através de uma sonda laminar patenteada, com o nome técnico de ACP (Asymmetric Conveyer Probe). Essa sonda é composta por um tecido coberto com nanotecnologia de prata de alta condutibilidade que, quando conectado via cabos específicos ao equipamento BENE modelo 110, atua como eletrodo acessório e permite a aplicação de diversos tratamentos com a Tecnologia REAC.

A sonda ACP é instalada em contato direto com a pele do paciente, devidamente conectada ao equipamento REAC BENE. A duração do tratamento, assim como a região de aplicação, dependerá do protocolo utilizado. No caso do tratamento NPPO CB a duração da Sonda ACP é de 18 sessões.

A sonda ACP é de uso pessoal, seu funcionamento é previsto para um ciclo de terapia e deve ser descartada após a conclusão do ciclo de tratamento feito no paciente.

A indicação e escolha entre os protocolos NPPO e NPPO CB se dá através de uma apurada observação semiótica. Além disso, deve-se considerar que o uso do Protocolo NPPO é voltado para a busca de resultados sistêmicos e melhora do aspecto geral e estratégico do organismo e do comportamento, enquanto o uso do Protocolo NPPO CB®️ é, além destes, voltado para o tratamento de pacientes com distúrbios de maior evidência de expressões fóbicas.

Tratamento TO-B® – Otimização Tecidual de Base®

A Otimização Tecidual de Base®️ se constitui no tratamento de base para tratar um amplo número de quadros, sejam do tipo inflamatório, quanto do tipo pós-traumático. É administrada através de eletrodos especiais laminares, aplicáveis em áreas do corpo nas quais se evidenciam um distúrbio, uma doença ou uma dor localizada. É indolor, não invasivo e livre de efeitos colaterais.

Os tratamentos são efetuados cobrindo a área a ser tratada com uma patenteada sonda laminar ligada ao equipamento REAC®️.

É normalmente administrado em ciclos terapêuticos de, pelo menos, 12 sessões. Os ciclos de tratamento variam de acordo com o quadro clínico e com a orientação e prescrição médica.

Muitos estudos têm mostrado que certos tecidos (especialmente tecidos conjuntivos), ao lado de uma Síndrome Geral de Adaptação administrada pelo sistema nervoso, são submetidos a uma Síndrome Local de Adaptação (SLA), que constitui frequentemente um componente sintomático de muitas doenças. Os benefícios do Tratamento Otimização Tecidual de Base®️ são evidenciados nesse sentido, sendo que esta é uma terapia indicada para tratar os resultados de traumatismos e situações inflamatórias, agudas e crônicas.

Tratamento NMO® – Otimização Neuro Muscular®

A Otimização Neuro Muscular®️ é um tratamento de reabilitação de funções neuromusculares prejudicadas ou perturbadas. É uma técnica reabilitativa-terapêutica que tem o objetivo de restabelecer o controle de gestão de parte do sistema nervoso central e de grupos musculares cujo funcionamento foi alterado pela ação de agentes estressores gerais ou locais.

A terapia é executada com eletrodos laminares aplicados em grupos musculares, com objetivo de destacar as diferenças entre os grupos agonistas e antagonistas. O número de sessões varia de acordo com o local a ser tratado. Estão previstas duas fases: Na primeira fase, os eletrodos laminares são colocados sobre músculos antagonistas, extensores de um membro e flexores do contralateral. Na segunda fase, a aplicação dos eletrodos deve ser invertida. É totalmente indolor, não invasivo e sem efeitos colaterais.

As principais indicações são os distúrbios posturais com consequentes alterações da coluna vertebral (escoliose) ou pélvis, alteração da marcha por falta de coordenação entre os músculos agonistas e antagonistas, hipertrofias musculares e resultados da paresia.

BLOG

Estudo Multicêntrico publicado em 21 de setembro de 2021 na Revista Científica Advances in Neurodevelopmental Disorders. O estudo “REAC Non‐invasive Neurobiological Stimulation for Mitigatingthe Impact

O termo psicogênico é derivado do grego “criado pela alma”. As dores psicogênicas, por sua vez, são distúrbios de natureza psicológica, decorrentes de distúrbios que

REAC®️ (Radio Electric Asymmetric Conveyer) é uma tecnologia biomédica avançada e internacionalmente patenteada, que tem como objetivo central reorganizar o sistema nervoso. Essa tecnologia é

Os tratamentos com a tecnologia REAC®️ são indicados para a recuperação de capacidades de auto regulação e otimização de mecanismos do organismo por meio da